domingo, 7 de noviembre de 2010

Curso de Línguas e Culturas de Tronco Tupi no Rio

http://diarioliberdade.org/index.php?option=com_content&view=article&id=8308%3Acurso-de-linguas-e-culturas-de-tronco-tupi-no-rio&catid=60%3Alinguaeducacom&Itemid=72&sms_ss=facebook&at_xt=4cd5e906975887aa%2C0

Língua/Educaçom

Quinta, 04 Novembro 2010 12:06
Acampamento Revolucionário Indígena - Hoje existem aproximadamente 240 povos indígenas distribuídos por todo o Brasil, a maioria na Região Norte, sendo cerca de 180 línguas indígenas brasileiras divididas em dois grandes troncos, Jê e Tupi, com ainda 19 famílias lingüísticas não pertencentes – sem contabilizar aqui os Grupos Isolados.
A proposta do curso é ensinar de forma simples e objetiva o Ze'egete ("Guajajara" ou Proto-Tupi), cultura e a língua do tronco Tupi-Guarani, a diversidade cultural e a estrutura da língua Tupi. A proposta do curso é conhecer onde o Tupi, língua indígena com maior número de falantes do país, está presente na língua portuguesa e em outras famílias lingüísticas espalhadas pela geografia do Brasil.
As aulas ocorrem aos sábados, das 14 às 17 horas, no Instituto Tamoio dos Povos Originários (Antigo Museu do Índio, rua Mata Machado, 126 – em frente ao Portão 13 do Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro), ministradas por Urutau Guajajara (com Graduação em Educação e Mestrado em Lingüística – UERJ/MN), Tchahy Guajajara (liderança indígena) e Zahy Guajajara (estudante indígena).
Maiores informações: guajajarama@hotmail.com ou 021-95047517 (Urutau).
Apoio: Centro de Etno-conhecimento Sócio-ambiental e Cultural Cauieré (CESAC), Instituto Tamoios dos Povos Originários, Projeto Índios em Movimento, Acampamento Indígena Revolucionário (AIR) e Movimento Indígena Revolucionário.

No hay comentarios:

Publicar un comentario en la entrada