miércoles, 17 de marzo de 2010

Aldeia Ty Global Indígena Avá Guarani do Oco'y, "Tava Guasu Avá Guarani Retã".

Aldeia Ty Global Indígena Avá Guarani do Oco'y, "Tava Guasu Avá Guarani Retã".

Brasil – Paraguay – Argentina - Uruguay

OSCIP GUARANY, TRABALHO EM EXECUÇÃO DOS AVÁ GUARANI NO OESTE DO PARANÁ E NA TRIPLICE FRONTEIRA

ASSUNTO: APRESENTAÇÃO DO SENHOR: ANTONIO CABRERA, (TUPÃ ÑEMBO’AGUERAVIJU), RG. 1.394.665-5, VICE-PRESIDENTE DA ORGANIZAÇÃO OSCIP GUARANY TEKO ÑEMOINGO E LIDERANÇA INDÍGENA AVÁ GUARANI DO OCO’Y, MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL DO IGUAÇU – PARANÁ - BRASIL.

Ilustríssimos Senhor (a)

A Organização OSCIP GUARANY TEKO ÑEMOINGO, através do seu Presidente e Cacique da Aldeia Indígena Avá Guarani do Oco’y, Simão Tupã Reta Vilialva, portadora do RG: 8.903.965-7 e liderança, fazem esta apresentação a QUEM POSSA INTERESSAR.

Sempre temos pensado que o “mborayhu” (o amor), “pe porã” (a beleza), “ha teko” (a cultura) e “mba é kuaá” (a ciência) são os patrimônios da humanidade, cujos valores e talentos devemos compartilhar com todos os habitantes do “YVY” (da Terra) e do “YVORA” (Mundo).

Nessa crença, queremos participar-lhe nosso projeto da Reconstrução e Reconciliação do Mundo dos “AVA MBA’E GUARANI”, (o que pertence a nós), onde buscar-se-á mostrar toda a sua beleza, que oferece generosa o nosso “Yvy Mãrãeÿ” (a nossa Terra sem Mal), sua riqueza, cultura, os rescursos e virtudes do nosso “YVYETÉ” (a Terra Verdadeira) que FAZ AFLORAR esse aporte sutil que cada país atesoura no mais profundo da sua alma coletiva.

Utilizamos-nos, também, deste meio, para informar a Vossa Senhoria do inicio do projeto OSCIP GUARANY TEKO ÑEMOINGO, dia 15 de janeiro de 2009.

A OSCIP GUARANY, é um projeto ímpar, da Aldeia Indígena Avá Guarani do Oco’y, Localizada: Município de São Miguel do Iguaçu, Paraná – Brasil, distante de Ciudad Del Este, Paraguai, da Argentina e das Terras das Cataratas do Iguaçu, à 60 km. área 231 ha, população: 650 pessoas. 230 crianças de 0 a 5 anos; de 6 a 60 anos, 390 jovens e adultos e 30 idosos, aproximados.

A OSCIP GUARANY, MJ No. 08071.01880/2008/32, publicada em 31 de outubro de 2008, o seu reconhecimento com qualificação como OSCIP, é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, tendo por finalidade principal e meta: Revitalizar, Valorizar e fazer Respeitar à dignidade dos Avá Guarani do Oeste do Paraná e da tríplice fronteira.

Objetivo: defender e conservar o seu patrimônio artístico e histórico material e imaterial; criada através da Lei 9.790/99, que cria as OSCIPs e o Termo de Parceria, dando um passo inicial de um projeto maior: a reforma do chamado marco legal do terceiro setor, ou seja, do conjunto de leis que regulam as relações entre o Estado e as organizações da sociedade civil.

Finalidade: Fomentar Recursos e Estrutura para a Auto Gestão e Auto desenvolvimento das Aldeias Avá Guarani do Oeste do Paraná e da Tríplice Fronteira (BR/PY/AR).

Os Projetos deverão estar de acordo com o Artigo 2º. e parágrafo Único do seu Estatuto e Artigo 2º. do seu Regimento Interno.

Missão e Visão: Inovar, Ampliar e Qualificar o mundo Avá Guarani como um NOVO NICHO TURISTICO DA REGIÃO COSTA OESTE E PORTAL DE ENCONTRO: GUARANI, IDIOMA OFICIAL DO MERCOSUL, e assim, cumprir, os objetivos do milênio: 8 jeitos de mudar o mundo.

A organização OSCIP GUARANY em parceria com a União, Estados, Municípios, Universidades, Terceiro Setor, Ongs, deverá assegurar para a criança e ao adolescente Avá Guarani, com absoluta prioridade, o direto á vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito a liberdade, à convivência familiar e comunitária, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão.

PRERROGATIVA CONSTITUCIONAL DE 1988 E DIREITO CONSUETUDINÁRIO:

Solicitamos de uma forma especial, tratamento diferenciado, junto a SICONV, onde a população indígena Avá Guarani da Região Oeste do Paraná, através da sua Organização OSCIP GUARANY possa firmar CONVÊNIOS DE COOPERAÇÃO TÉCNICA entre os parceiros para mudar o rumo da sua história, pois, a cada dia que a passa a nossa população estão morrendo por inanição e por esquecimento da UNIÃO, ESTADO E MUNICÍPIOS, não podemos esperar os 3 anos, sabido que o BRASIL POR MEIO DA SEBRAE mantêm CONVÊNIO com ÁFRICA COM ASSISTÊNCIA TÉCNICA DIFERENCIADA E FINANCEIRA.

Informamos que a nossa área é um PARQUE AQUICOLA há mais de 5 anos para 600 tanque rede e também pode ser implementado o tanque escavado, e com todas essas maravilhas a nossa população simplesmente esquecido e sem comida, as nossas crianças com as suas mães tem que revirar os latões de lixos para comer e depender da sesta básica do governo que sempre chega atrasado e não supre as necessidades básicas.

Senhores autoridades pedimos essa oportunidade ÚNIVA por um BRASIL PUJANTE E PODEROSO, CITAMOS O PREÂMBULO CARTA MAGNA:

Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL.”

Área de ação da entidade: todo o território da “Nação Avá Guarani”.

A OSCIP GUARANY terá por finalidade a execução e coordenação de atividades, estudos, ensino, pesquisa, desenvolvimento, produção, divulgação de informações e conhecimentos técnico-científicos relacionados ao Mundo Avá Guarani, dentre os seus objetivos destacamos:

Análise, estudos e desenvolvimento de novos modelos sócios produtivos e de sistemas alternativos de produção, de comercio, de prestação de serviços, particularmente os turísticos, de geração de empregos e de alternativas de crédito, em consonância com os interesses coletivos, promovendo a interação, integração e parcerias, governamentais e não governamentais necessárias para a consecução dos objetivos propostos;

Recuperação, defesa e conservação do Meio Ambiente por meio de ações que promovam o etno-desenvolvimento interativo, economicamente sustentável, socialmente justo e ambientalmente equilibrado;

Promoção da paz, da ética, da cidadania, dos direitos humanos, da democracia e outros valores universais;

Para conseguir os nossos objetivos, a população indígena Avá Guarani do Oco'y, através da sua organização OSCIP GUARANY, assinará os convênios de PARCERIA para cumprir a missão: A REVITALIZAÇÃO SOCIAL, CULTURAL E ECONÔMICA DOS AVA GUARANI DA REGIAO, sendo a base do projeto, a Aldeia Indígena Avá Guarani do Oco´y – Paraná – Brasil.

Dentro deste contexto, entendemos que a formação e capacitação devem ser continua, razão pela qual pleiteamos este Projeto de Conscientização Turística e Programa de Cidadania. Para esse efeito, apresentamos o nosso PROJETO DE PROGRAMA, através do senhor Antonio Cabrera (Tupã Ñemboagueraviju), como PORTA VOZ para fomentar a parceira e como genitor da nova historiografia da Língua Avá Guarani Ñe’ẽ ou Ayvu e Avá Guarani Rekó, “Língua e Cultura”, para ser o ELO DE LIGAÇÃO NA INTERGRALIZAÇÃO DO MERCOSUL, DO PLANETA TERRA E PELA PRESERVAÇÃO ECOLOGICAMENTE SUSTENTAVEL e JUSTA do nosso YVY (TERRA) e TEKO (CULTURA).

Apresentamos a seguir o senhor Antonio Cabrera (Tupã Ñembo'agueraviju), Vice-presidente da OSCIP GUARANY TEKO ÑEMOINGO, Professor Pesquisador e Tradutor da Língua Avá Guarani Ñe’ẽ ou Ayvu (Guarani) e História. Consultor e Gestor dos Projetos de Desenvolvimento Ecologicamente Sustentável dos Avá Guarani do Oeste do Paraná e da Tríplice Fronteira (Brasil - Paraguai - Argentina).

Ciente que o mesmo estará representando externamente a nossa COMUNIDADE, servindo de PONTE E ELO de ligação entre o mundo EXTERIOR E INTERIOR E VICE-VERSA,

Sua função: Irá desenvolver trabalho em conjunto, ou seja, em parceria com as lideranças indígenas e com a UNIÃO, ESTADOS, MUNICIPIOS, ESCOLAS, UNIVERSIDADES, TERCEIRO SETOR, NACIONAL E INTERNACIONALMENTE, pela preservação da nossa Cultura, pela vida das nossas crianças, dos nossos jovens, da nossa população, e assim, irmanados, com esse propósito e objetivo: DE UMA FORMA TRANSVERSAL INTRA E EXTRA FORMA, OS AVA GUARANI E OS PARCEIROS, de uma forma arrojada, procurar-se-á mudar o curso de uma HISTÓRIA DE MAIS DE 500 ANOS e escrever a nova HISTORIOGRAFIA DO MUNDO AVÁ ÑE ÊPU que foi denominado pelos primeiros navegantes espanhóis de “GUARANI”.

Vamos unir força de uma forma transversal para atingir, metas e objetivos, tendo por base a Lei das OSCIPs 9.790/99, Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, como Alternativa para o Terceiro Setor, os Avá Guarani, com os direitos constituídos e adquiridas, tomando por base: a Constituição Federal do Brasil de 1988, Agenda 21, a OIT 169, a Carta da Terra e a Convenção de 2007, a Declaração das Nações Unidas: os Direitos dos Povos “Indígenas”.

Informamos que a Aldeia Ty Global Indígena Táva Guasu Avá Guarani Retã do Ocoy será preparada para ser o PORTAL TURISTICO DO MUNDO GUARANI E O CENTRO DE ENSINANÇA DO IDIOMA E CULTURA GUARANI PARA O MERCOSUL, tornando uma referência para o Paraná, para o Brasil e para o mundo. A língua Avá Guarani Ñe’ẽ ou Ayvu, como GNOMA e DNA do Planeta Terra. A “ORIGEM”, A LÍNGUA ÁRA (DO TEMPO).

Informamos que temos participados de vários Fórum e Congresso relacionados ao Idioma Guarani, entre Brasil, Paraguai e Argentina: "GUARANI LÍNGUA OFICIAL DO MERCOSUL". O objetivo maior da ORGANIZAÇÃO OSCIP GUARANY para o ano de 2010 é o ensino da Língua Guarani no Brasil, através da nova “Norma Gramatical da Língua Guarani do Mercosul, (ortografia única) nas Aldeias Indígenas Guarani, Curitiba, Capital e Foz do Iguaçu, Estado do Paraná em Parceria segundo a Lei das OSCIPs 9.790/99, pactada em uma cooperação técnica com a Secretaria de Educação do Estado do Paraná, Ateneo de Lengua y Cultura Guarani - Asunción – Paraguay, Ytuzaingó, Corrientes – Argentina y Fundacen em Curitiba Paraná.

PROJETO: O PRIMEIRO ENCONTRO INTERNACIONAL GUARANI, LÍNGUA OFICIAL DO MERCOSUL EM CURITIBA, CAPITAL DO ESTADO DO PARANÁ – BRASIL, com a participação dos Presidentes: do Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguay e do Parlamento do Mercosul, sabendo que esse encontro é de suma importância para a integralização da REGIÃO. Para a consecução dos nossos objetivos, necessitamos patrocinadores e parceiros para custear e para apoiar o EVENTO e também um apoio diferencial e incondicional do Brasil à nossa organização da população indígena Avá Guarani.

Ver esta página:

http://mail.google.com/mail/?hl=pt-BR&tab=wm#inbox/1236d67bb7f559e6

(Antonio Cabrera - Tupã Ñemboagueraviju) Vice Presidente da Oscip Guarany.

Ver esta página: "SE REALIZÓ EL PRIMER CONGRESO INTERNACIONAL EN POSADAS - ARGENTINA - "GUARARANI LENGUA OFICIAL DEL MERCOSUR".

http://groups.google.com.py/group/guarani-nee/web/se-realiz-el-primer-congreso-internacional-en-posadas-guarani-idioma-oficial-del-mercosur
:

Na verdade, senhores(as), temos a convicção de que podemos contar com a colaboração e apoio do Brasil e dos povos brasileiros para cumprir esta GRANDE MISSÃO EM PROL DA NOSSA COMUNIDADE ORIGINÁRIA, AVA GUARANI DA TRIPLICE FRONTEIRA.

Estendemos este CONVITE especial a todos e a todas para conhecer a nossa Aldeia no Município de São de Miguel do Iguaçu, Paraná – Brasil e a nossa sede na cidade de Foz do Iguaçu e ao mesmo tempo conhecer a exuberante beleza natural das Cataratas do Iguaçu e a maravilha da construção da mão humana, a maior hidrelétrica do mundo a Itaipu Binacional e atravessando a Ponte da Amizade a poucos minutos de Foz nos encontramos com o mundo das compras na Ciudad del Este, Paraguay,

Dirección de nuestra sede:

Rua Edmundo de Barros, 1201 – CEP: 85852-170 – Centro de Foz do Yguasu, Paraná – Brasil – Telef. (55 +45) 3523-9159 – Cel. (55 + 45) 9108-7741.

Agencia OSCIP GUARANY en Curitiba, junto con el FUNDAÇÃO INSTITUTO TECNOLÓGICO INDUSTRIAL – FUNDACEN.

Rua Luiz Franceschi, 963, Thomaz Coelho, CEP 83707-070, Araucária, Estado do Paraná - Tel. (55 + 45) 8401-5866- Vicepresidente Antonio Cabrera (Tupã Ñembo´agueraviju) – Tel 55 + 45) 9229-1460 - Asesora Internacional en Comunicación - Silvana Rausis Fcachenco.

Esperamos estar juntos em breve!

Na certeza de contar com a colaboração e apoio de todos para cumprir a MISSÃO, aproveitamos para externar votos de estima e consideração.

Simão Tupã Reta Vilialva

Presidente da Oscip Guarany Teko Ñemoingo

Representando a Tríplice Fronteira (Brasil - Paraguay - Argentina).

Nome: Orlando Rorejerevy Mbaraka Renda Peres

Diretor Administrativo

Nome: Natalino de Almeida Peres

Diretor Financeiro.

Daniel Lopez

Cacique

Silvino Cunumi Maracaju Wass

Diretor da Cultura – OSCIP GUARANY.

Adriana Cunha Tacua Biju Vilialva

Conselho Deliberativo – OSCIP GUARANY

Ceci Lucia da Silva

Diretora da Escola Rural Indígena Avá Guarani

e Conselho Fiscal da OSCIP GUARANY

Hermenegilda Zarza Machado (Gilda Mercosur)

Assessora Internacional da Cultura Avá Guarani

Silvana Rausis Fcachenco – Consultora Internacional de Comunicação,

Imagem e Assuntos Públicos para países de Língua Latina -

OSCIP GUARANY TEKO ÑEMOINGO

Antonio Cabrera (Tupã Ñembo'agueraviju)

Vice-presidente da OSCIP GUARANY -

Professor Pesquisador e Tradutor da Língua Avá Guarani Ñe’ẽ (Guarani) e História.

Consultor e Gestor dos Projetos de Desenvolvimento Ecologicamente Sustentável dos Avá Guarani da Tríplice Fronteira (Brasil - Paraguay - Argentina).

Contato:

Antonio Cabrera (Tupã Ñemboagueraviju) – Vice-Presidente.

Site: http://pt.netlog.com/momaitei/blog - E-mail: tekoveguarani@gmail.com

+55 + 41) 9999-7134

No hay comentarios:

Publicar un comentario