martes, 26 de octubre de 2010

Índios Guarani lançam projeto de dicionário e exposição

Maitei Karai/Karia (Olá Senhor/Senhora)!

Índios ligados à Organização Social e Etno-Cultural Indígena Teko Ñemoingo, conhecida também como OSCIP Guarany, lançam projeto de criação do dicionário da língua para quem fala português e mostra cultural “Já falamos guarani”, nesta quinta-feira (28/10), no Museu do Jardim Botânico, às 13h30. Esse dicionário será interativo e estará disponível na Internet.
O lançamento do projeto começa com uma cerimônia religiosa guarani, que Cabrera definiu como “batismo”. Os índios consideram tão importante que o presidente da OSCIP, Simão Tupã Reta Vilialva virá com toda a sua família e trará o “Chamyi”, “Tupã Ñevangaju”, líder religioso que vai oficiar o “batismo”. Seu nome português é Guilherme Rocha e a tribo afirma que tem 116 anos de idade. Virão também lideranças espirituais e indígenas dos três países. Após a cerimônia estarão à disposição da mídia.
Esse evento tem o apoio do da Prefeitura Municipal de Curitiba, FIEP, AAJBC, FUNDACEN e Fundação ANINPA, que tem acordo de parceria e desenvolvimento técnico Educacional pedagógico e cultural com a OSCIP Guarany.

No hay comentarios:

Publicar un comentario